Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Radiologia e Dianóstico por Imagem é especialidade médica responsável por diagnóstico e tratamento de doenças usando imagens médicas, procedimentos (exames/testes) usando raios-X, tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia. É filiada e reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB). No Brasil em 1948 foi criado o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).
Qual a sua origem?
A história da Radiologia possui origem em 1895 com a descoberta experimental dos raios X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, recebendo um prêmio Nobel por isso. A primeira radiografia realizada foi da mão de sua esposa com um anel.
No Brasil, a primeira radiografia realizada foi em 1896. A primazia é disputada por vários pesquisadores: SILVA RAMOS, em São Paulo; FRANCISCO PEREIRA NEVES, no Rio de Janeiro; ALFREDO BRITO, na Bahia; e físicos do Pará. Como a história não relata dia e mês, conclui-se que as diferenças cronológicas sejam muito pequenas.
Quem é o médico radiologista?
O médico especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, para anunciar sua especialidade ter deve ter cursado sua especialização de no mínimo três anos e registro no Conselho Federal de Medicina (CFM). Verifique se seu médico possui registro de especialista (RQE) no Conselho Federal de Medicina aqui (link externo).
Métodos de avaliação por Imagem
O radiologista interpreta os mais diversos tipos de exame por imagem, a seguir:
- Radiologia convencional (raio-X)
- Ultrassonografia
- Tomografia Computadorizada
- Ressonância Magnética
- Densitometria óssea
- Mamografia
Qual o melhor método de Imagem?
Não há melhor método de avaliação por imagem, pois cada um possui seus pontos positivos e pontos negativos, que dependendo da condição do paciente e do tipo de patologia que se busca analisar, podem trazer mais ou menos informações, com custo-benefício que compensa sua realização.
Mais informações
Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem – CBR